Não é raro que encontremos em praças públicas estátuas com personalidades históricas montadas em cavalos. São as chamadas estátuas Equestres. No centro da Cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, é possível observar algumas delas. O que nem todo mundo sabe é que esse tipo de estátua possui uma simbologia, que está "escondida" na posição das patas do cavalo.
Se o cavalo estiver com todas as patas no chão, significa que a pessoa homenageada não morreu em combate, tendo a morte ocorrido de causas naturais.
Se o cavalo estiver com apenas uma pata levantada, significa que a pessoa morreu após o combate, em decorrência de ferimentos ocasionados durante a batalha.
Se o cavalo estiver com as duas patas da frente levantadas, significa que a pessoa morreu durante o combate.
"A história constitui um dentre uma série de discursos a respeito do mundo. Muito embora esses discursos não criem o mundo, eles se apropriam do mundo e lhe dão todo o significado que têm". (Keith Jenkins)
quarta-feira, 11 de setembro de 2019
segunda-feira, 2 de setembro de 2019
A Princesa Leopoldina e o Decreto de Independência do Brasil
Fato pouco mencionado pela Historiografia Oficial: o Decreto de Independência do Brasil foi assinado em 02 de setembro de 1822 pela então Princesa-Regente, Maria Leopoldina. Cinco dias depois, ao ser comunicado do ato da esposa, Dom Pedro, que estava viajando, formalizou a separação entre Brasil e Portugal, no danoso episódio do 07 de setembro, às margens do rio Ipiranga.
Assinar:
Postagens (Atom)